O Apogeu da Mente sobre o Corpo


Um dia eu tive um sonho…

Nesse sonho havia um palco… Um público imponente… Vários ousados guerreiros… E uma classificação final, atribuída com base no corpo que estes atletas tinham cultivado durante anos.

Nesse sonho o meu nome era o último a ser pronunciado, lágrimas escorreriam como se de uma criança se tratasse e uma taça que simbolizava um oceano de dor, fora entregue a um louco que não sabia desistir. Esse louco era eu!

Por enquanto falamos apenas de um sonho… Não pela parte do “louco”, nem muito menos do “oceano de dor”… Mas pelo instante em que o meu nome fora chamado, naquele microfone que rasgava o ruido da multidão.

Na realidade foram 6 anos, 6 anos seguidos de dieta após dieta, preparação após preparação, treino após treino e sempre com um único fim: alcançar o título de campeão nacional de juniores. Mas porquê tanto sacrifício, tanto sofrimento e resistência a tantas tentações? Qual o motivo de tudo isso, qual a razão de toda essa loucura incessante? A resposta vem de dentro para fora, da profundidade do meu ser, do interior da minha alma: um dia todos vamos morrer, mas nem todos realmente vivem!

O sofrimento faz-me sentir vivo de um modo verdadeiramente alucinante, a dor torna-me mais forte a cada segundo que a suporto, a mente é levada a extremos tão radicais que prevalece a confusão entre sentir e não sentir. Passei por sensações desconhecidas pelo comum mortal e garanto-vos, o comum mortal não sabe aquilo que este grupo restrito de devotos religiosos é capaz de suportar. Apresento-vos uma crença… A nossa religião… De nome, Culturismo!

É doloroso, mas cada dia que passa traduz uma vitória; é sacrificante, mas cada semana percorrida traz consigo uma maior e mais profunda sensação de felicidade e concretização. Foram 5 meses de dieta restrita, dos quais as últimas 6 semanas antecedentes à prova, a minha única fonte de proteína tinha um nome: Pescada… Peixe, peixe e mais peixe. Com uma pitada de Batata-doce, um toque de arroz integral e muitos legumes. O meu cardápio fica assim apresentado. Experimenta cumprir durante um dia, se aguentares, passa para 2… Depois uma semana, um mês, dois meses… Aí já vais ter uma ideia daquilo que eu senti. Agora lembra-te que as quantidades não serão as suficientes para andares de barriga cheia, para além do mais tens horas e horas de cardio, de treino, falamos de meses nesta rotina. Ninguém nos obriga, ninguém nos aponta uma arma… Mas a verdade é que passamos dias e dias de sofrimento: isolados, de mau humor, sem paciência para nada!

Para lá do sorriso por vezes forçado, para não magoar aqueles que nos rodeiam, há uma longa caminhada, um processo, uma rotina… Chegamos a entrar em piloto automático. Tudo em busca de uma profunda realização, superação e a experimentação de mais um limite doentio alcançado por muito poucos neste Mundo. É isso que me apaixona! Eu sou diferente de todas as pessoas que conheço e sei disso. Vários são os ensinamentos que tiramos desta dura jornada, por trás de cada foto com evidências claras e bem definidas de cada um dos músculos do nosso corpo, está uma pessoa. Um ser humano que embora louco, é também um namorado, um treinador, um filho, um irmão, um estudante… Ele também trabalha, tem horários, aulas e família. Conseguir aliar a tudo isto, toda a dedicação exigida, é realmente de uma perícia inigualável.

Falta muito pouco para subir ao palco e competir pela última vez como júnior. Neste momento já não estou mais preocupado com a essência única da realização do sonho que vos revelei, porque se há coisa que aprendi é que quando temos fé, tudo acontece no momento certo. Talvez pela primeira vez, numa preparação, o meu foco passou sobretudo pela SUPERAÇÃO pessoal e esse meu objetivo fica alcançado a partir do momento que pisar aquele palco. Ainda assim, lutarei sedento até ao último segundo, por aquele título!

David Araújo by AAreias Photo

Competir com 17, 19, 20, 21, 22 e 23 anos, praticamente 6 anos seguidos… Trouxe até mim oportunidades únicas. Oportunidades que já me fizeram correr muitas lágrimas de emoção e felicidade. Hoje sou o primeiro e único atleta Português patrocinado por uma das maiores marcas de suplementação desportiva do Mundo – BSN – e esta família acredita em mim de um modo que me deixa sem palavras; o patrocínio da GoSuper que tem sido também um voto de confiança grandioso; a projeção incrível que a minha marca de roupa PumpAddicted tem alcançado; os convites para palestras em ginásios, escolas secundárias e até universidades; vivo um sonho incrível, vivo aquilo pelo qual sempre trabalhei. Tenho ao meu lado uma família fantástica, um preparador incrível, pessoas únicas e que realmente importam na minha vida.

Mas se há algo mágico em cada preparação, são as lições que estas nos trazem, sempre! E esta mostrou-me que chegar tantos anos seguidos a uma percentagem de gordura tão baixa, tão extrema e aguentar-me assim durante semanas, por vezes até meses é demasiado exigente para ser feito com tanta regularidade. Nesta preparação o meu corpo defendeu-se, por mais que restringisse calorias, por mais que aumentasse o cardio, ele pedia descanso, ele exigia repouso. Foi então que o ouvi e contrariei todas as leis da física… Mas tendo em conta pouco tempo que tinha, para apresentar-me na condição que sempre sonhei, este passou a ser o meu maior desafio. A questão é que não passava apenas pelo físico: certo dia, meu pai perguntou-me se me lembrava da última vez que tinha saboreado uma fatia de bolo, no seu dia de aniversário… Acho que foi neste instante, a 3 semanas da prova, que tudo parou. Mesmo sem demonstrar no momento, aquele olhar acompanhado de tais palavras fez-me pensar profundamente.

Esta modalidade requer muita inteligência, muita inteligência em todas as vertentes da nossa vida! Não passa apenas pela forma saudável, estruturada e constante com que nos alimentamos, da frequência dos treinos anaeróbicos e aeróbicos, do descanso ou até mesmo da forma, como utilizamos a ciência a nosso favor… Às vezes é preciso fazer algo tão simples como saber parar, reorganizar e recomeçar na altura certa!

Perto de finalizar mais um capítulo desta incrível jornada, levo comigo para cima daquele palco a sensação que dei tudo, todo o trabalho que podia ter sido feito, nós fizemos! Após sair daquela batalha e desfrutar do momento, vou poder descansar e presenciar outros prazeres da vida, junto daquelas pessoas que amo.

Podia optar por deixar a incógnita no ar, sobre a forma como correu a preparação. Contudo decidi desenvolver este artigo porque tenho um compromisso para com aqueles percorrem esta jornada a meu lado. Primeiro, porque sei que só os mais verdadeiros e interessados farão uma leitura até aqui. Segundo, porque são essas mesmas pessoas que merecem saber aquilo que escrevi. Foram tantas as mensagens de força e motivação que recebi ao longo deste tempo, foi tanta a energia proveniente de amigos e seguidores que se demonstravam ansiosos por ver-me novamente em palco, mas que na realidade, não conheciam a essência do meu sentimento no momento em que respondia agradecendo.

Irei treinar sempre, porque está no meu código genético; vou comer saudável porque amo sentir-me saudável; vou descansar bem porque valorizo imenso a minha produtividade e desempenho ao longo do dia; vou continuar numa condição digna de motivar os milhares de pessoas (e felizmente somos cada vez mais!) que acompanham o meu trabalho; vou perseverar na produção de cada vez melhores conteúdos para vós, porque esta é a minha área de paixão e formação; e será sempre esse o meu compromisso para comigo e para convosco. Sei que de todas as situações da nossa vida retiramos uma aprendizagem e tenho a certeza absoluta, que o momento vai chegar!

       

About The Author

David Araújo

Welcome to my Journey! My name is David Araújo and I was born on January 19th, 1993. My goal is to inspire millions of people to achieve the physique always dreamed. I will show you how you can get into and maintain the best shape of your life. Let's add this website in your favorite and follow me in my journey.

Leave A Comment

ABOUT ME

 

My name is David Araújo and I was born on January 19th, 1993. My goal is to inspire millions of people to achieve the physique always dreamed through a healthy lifestyle.
I will show you how you can get into and maintain the best shape of your life. Here you can learn how I utilize lifting weights in order to build muscle and an aesthetic physique, utilize proper nutritiont to either lose fat or focus on building muscle, and still enjoy life without overly restricting yourself.

CONTACT INFO

 

Feel free to contact me if you have any question or even if you want just to say your opinion about my work.

E-mail:   david.araujo.1993@gmail.com
Localização:   Montijo, Portugal

DONATE

 

If I have helped you out, motivated you, or if you've become a fan of me through my videos and pictures, please feel free to support me by donating a small amount of money to help me pay competitions costs. Any amount is appreciated.

NIB: 0036.0212.99100015818.29
IBAN: PT50.0036.0212.99100015818.29
BIC/SWIFT: MPIOPTPL