O Poder da Capacidade de Resiliência

Para sabermos lidar com o sucesso, vitória e glória… Temos de primeiro, aprender a enfrentar as consequências dos nossos erros e deles retirar uma profunda aprendizagem.

“Eu falhei mais de 9.000 lances ao longo da minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Por 26 vezes confiei que iria fazer um lance final vencedor… E perdi. Falhei repetidamente na minha vida. É por isso que eu tenho sucesso!”Michael Jordan

Considerando a doutrina desenvolvida por rata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade., assim como pela minha experiência e conhecimento como estudante académico, falamos de desenvolvimento psicossocial e é nesse sentido que devemos estudar o caso apresentado.

Estamos perante uma criança que se encontra a brincar com blocos de madeira. Fica feliz quando é bem-sucedida na sua tarefa de montar uma torre, assim como se sente alegrada pelos elogios sinceros de sua mãe aquando desse feito. Mas dado momento, este desafio não é alcançado com sucesso, mesmo já tendo sido conseguido varias vezes antes. A criança perante tal situação reage com tristeza, mágoa e desilusão. A tarefa tinha sido menos bem-sucedida desta vez e estamos a falar de reação perante uma situação menos boa da vida. É nestas idades que começa a desenvolver-se capacidades e ferramentas que nos permitam ultrapassar metas futuras.

Capacidade de Resiliência

A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson prediz que o crescimento psicológico ocorre através de estágios e fases, não ocorre ao acaso e depende da interação da pessoa com o meio que a rodeia. Cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma vertente negativa. As duas vertentes são necessárias, mas é essencial que se sobreponha a positiva. A forma como cada crise é ultrapassada ao longo de todos os estágios influenciará a capacidade para se resolverem conflitos inerentes à vida.

Estádio Pré-operatório (2 – 7 anos) de Piaget, ou também chamado de pensamento intuitivo, é fundamental para o desenvolvimento da criança. Apesar de ainda não conseguir efetuar operações, a criança já usa a inteligência e o pensamento. Este é organizado através do processo de assimilação, acomodação e adaptação. Neste estádio a criança já é capaz de representar as suas vivências e a sua realidade, através de diferentes significados. É importante referir que a criança ao contactar com o meio de forma ativa está a favorecer a sua aprendizagem de uma forma criativa e original.

Teoria do Desenvolvimento de Lev S. Vygotsky, a criança nasce inserida num meio social, a família e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros. Nas interações cotidianas, a mediação com o adulto acontece espontaneamente no processo de utilização da linguagem, no contexto das situações imediatas.

Posto isto, a atenção deve manter-se focada na capacidade que a criança já teve em vencer anteriormente e que vai acabar por refletir-se em vitórias futuras, desde que ela mantenha a persistência, a capacidade de resiliência e o foco. É aqui onde há um papel fundamental da Mãe, que deve mostrar-lhe como ela é capaz e proporcionar-lhe ferramentas para ser bem-sucedida novamente. Por vezes, passa apenas por um simples carinho, uma palavra de força ou enfrentar o desafio a seu lado.

Deve haver aqui uma projeção do ego da criança, para que com isso haja uma maior motivação para continuar a trabalhar, com ânimo. Neste sentido, certo dia, deparei-me com um estudo que mostrava o quanto a programação neurolinguística poderia ser poderosa nestes casos. Em determinadas situações, certos pais reagem dizendo: “O meu filho é o mais inteligente, ele tem sempre os melhores resultados!” mas por outro lado, outro grupo de pais, dava um reforço positivo afirmando: “O meu filho é muito trabalhador e batalha até conseguir o que quer!”. Ao longo de meses, o que terá acontecido aos diferentes grupos de crianças? Verificou-se que aqueles que ouviam com maior frequência a palavra “trabalhador” foram muito melhor sucedidos do que aqueles que ouviam a palavra “inteligente”, que muitas vezes é quase associada a fatores genéticos e intrínsecos.

Isto aplica-se perfeitamente com as teorias defendidas anteriormente. É nesta fase que a criança está a conhecer-se e é neste período que ela tem de desenvolver competências para lidar com ela e com o meio que a rodeia. Sofremos constantemente “agressões” e temos de saber como utilizá-las a nosso proveito.

Este momento de tristeza da criança, reforçado com um feedback positivo por parte da mãe, vai contribuir para a construção da sua personalidade e consequentemente desenvolvimento de ferramentas que lhe vão permitir ultrapassar situações futuras, mantendo o foco naquilo que é o seu objetivo (neste caso uma construção com blocos de madeira): perceber onde podia ter agido de modo diferente na tentativa anterior, compreender que é capaz e acima de tudo, estar rodeada de alguém tão positivo como a sua mãe, para que esta seja mais uma vitória.

       

About The Author

David Araújo

Welcome to my Journey! My name is David Araújo and I was born on January 19th, 1993. My goal is to inspire millions of people to achieve the physique always dreamed. I will show you how you can get into and maintain the best shape of your life. Let's add this website in your favorite and follow me in my journey.

Comments

Leave A Comment

ABOUT ME

 

My name is David Araújo and I was born on January 19th, 1993. My goal is to inspire millions of people to achieve the physique always dreamed through a healthy lifestyle.
I will show you how you can get into and maintain the best shape of your life. Here you can learn how I utilize lifting weights in order to build muscle and an aesthetic physique, utilize proper nutritiont to either lose fat or focus on building muscle, and still enjoy life without overly restricting yourself.

CONTACT INFO

 

Feel free to contact me if you have any question or even if you want just to say your opinion about my work.

E-mail:   david.araujo.1993@gmail.com
Localização:   Montijo, Portugal

DONATE

 

If I have helped you out, motivated you, or if you've become a fan of me through my videos and pictures, please feel free to support me by donating a small amount of money to help me pay competitions costs. Any amount is appreciated.

NIB: 0036.0212.99100015818.29
IBAN: PT50.0036.0212.99100015818.29
BIC/SWIFT: MPIOPTPL